COMO RECEBER UM ALERTA ATIVO NO SEU SMARTPHONE QUANDO O SEU SITE CAIR

A partir da segunda semana de dezembro de 2015, o Eugenio Pachelle diretor da Eduzz, iniciou uma série de 7 videos que ele nomeou como “7 dicas para facilitar seu lançamento”.

No segundo vídeo, ele contava uma história a respeito de um teste feito pela Eduzz, em que pegaram um produto de parceiro, criaram uma pagina de venda e compraram tráfego no Facebook. Muito tráfego. Dois dias para preparação.

Testes iniciais feitos, investiram muito dinheiro para compra de tráfego e dispararam a campanha de apenas um dia.

Deixaram rodar e continuaram tratando de outras rotinas.

No dia seguinte, descobriram que mais ou menos duas horas após o inicio da campanha, a pagina de vendas saiu do ar por problemas com o provedor.

Perderam entre 70 e 80% do investimento, porque as pessoas que clicavam simplesmente não iam a lugar nenhum, fora o tempo para refazer.

Já imaginou isso acontecendo com você numa campanha de véspera de lançamento, ou pior: durante o seu próprio lançamento?

Imagine descobrir que uma falha dessas mandou todo o seu investimento pro ralo, comprometendo o seu orçamento e a sua receita, lucro e tudo o mais…

No momento em que ele disse isso, eu pensei comigo mesmo: Isso, comigo não vai acontecer. Eu me preparo pra essas coisas.

Minha área de atuação profissional é tecnologia. Sempre lidei justamente com a prevenção e a administração de situações como essa.

Isso se chama resiliência, que significa a capacidade de se recuperar rapidamente de problemas ou crises, retomar o controle da situação e voltar rapidamente as condições normais, apesar de pressões e obstáculos.

Era isso que eu fazia o tempo todo na minha função.

Ai pensei mais um pouco, e conclui que isso deve acontecer muito e com muita gente que está empreendendo no mundo digital, e que por falta de orientação quanto a essas coisas, pode estar perdendo muito dinheiro, e quem sabe até chegando a desistir de seus negócios.

Então vi que eu tinha como ajudar muito com isso.

Pensei que podia ensinar soluções de resiliência que tenho criado pros meus próprios negócios. Soluções que podem ser a salvação de situações bem graves até.

Decidi começar por gravar uma série de vídeos ensinando a empreendedores digitais que tem pouca experiência com essas questões técnicas que podem derrubar um negócio, a se antecipar, aprender a administrar e a sobreviver a crises que poderiam sair do controle, e até destruir o sonho de se manter como empreendedor digital.

Então, neste vídeo eu ensino uma solução relativamente simples pra criar um alerta “ativo” pra que o seu smartphone te avise se o seu site cair por algum motivo.

Assim, você pode rapidamente tomar ações e tentar se recuperar o quanto antes pra minimizar consequência que possam afetar seu negócio.

Veja mais em:

http://ganharpelanet.com.br

Transcrição literal do texto do vídeo – COMO RECEBER UM ALERTA ATIVO NO SEU SMARTPHONE QUANDO O SEU SITE CAIR

Olá, meu nome é Carlos Moura, meu site é o Ganhar Pela Net e eu quero aqui contar uma história pra vocês, uma história que em muitos casos ela pode ser bem triste.

A partir de primeira semana de Dezembro o Eugenio Pachelle, que é o diretor da Eduzz, começou a publicar uma série de sete vídeos com dicas pra quem tá fazendo lançamento.

No segundo vídeo ele contava uma história que aconteceu com ele num teste que a Eduzz fez um produto de cliente, não sei o que é exatamente, mas é mais ou menos isso: Estavam fazendo um teste com um produto de cliente e pra isso eles compraram muito trafego de Facebook, levaram um dia ou dois dias pra preparar isso tudo porque era um volume muito grande de trafego que eles estavam comprando, e aí eles colocaram isso pra rodar.

Prepararam e colocaram pra rodar. Deixaram rodando, tudo preparado, deixaram rodando e depois eles ficaram tranquilos e passaram a fazer outras tarefas, voltaram à vida normal, fazendo outras tarefas.

Era uma campanha pra um dia só, um dia depois eles foram ver a campanha, entraram lá pra ver e tiveram uma baita surpresa infeliz. A campanha tava rodando, mas mais ou menos duas horas depois que eles fizeram o disparo o site caiu. O site que tinha a página de captura configurada, todo o ambiente de captura configurado na verdade, caiu.

Eles tinham comprado trafego, pagando por esse trafego intenso, um volume muito grande, porque se tratava de um lançamento se não me engano, e todo mundo que clicava no link tava indo pra lugar nenhum. Vocês imaginam isso? Consegue imaginar o que é você comprar trafego, preparar todo o seu ambiente e disparar uma campanha com lançamento em vista, com potencial de receita e descobrir que tudo isso foi pro ralo? É complicado! Ele disse que por causa disso, eles perderam entre setenta e oitenta por cento de todo o investimento que foi feito ali.

Por dois motivos pelo menos: Quem clicava ia pra lugar nenhum, e depois o tempo que eles levaram, o tempo que eles perderam com isso. Esse tempo perdido em determinados casos pode fazer você simplesmente perder o time do lançamento e aí adeus.

Você perde o investimento que você fez e você perde de novo quando você não tem receita, não tem lucro previsto, por causa do time, por causa do tempo perdido.

Você já pensou isso acontecer com você, numa campanha, na véspera de um lançamento? E pior ainda se esse lançamento for o seu próprio lançamento? Você imagina o desespero que isso deve dar? Imagina você descobrir que uma falha dessas levou todo o seu investimento pro ralo, comprometendo todo o seu orçamento, toda a sua receita, todo o seu lucro, tua credibilidade, a tua lista.

No momento em que eu ouvi falando isso, eu pensei comigo: “Comigo isso não aconteceria!” Sabe por quê? Porque a minha área é tecnologia, o meu trabalho na função que eu exercia nessa área sempre foi prever e administrar situações como essa. Eu fiz isso a minha vida toda. Então por causa disso nos meus negócios, eu me previno quanto a isso, eu tenho obrigação de me prevenir quanto a isso. Eu fiz isso a minha vida toda.

Isso se chama resiliência. Resiliência significa você ter a capacidade de se recuperar rapidamente numa situação de crise, significa você ter a habilidade de prevenir, de administrar apesar de qualquer obstáculo que apareça na tua frente e mais ainda a capacidade também de voltar à situação de estabilidade, as condições normais o mais rápido que você possa, com o mínimo de perda, isso é resiliência.

Aí eu pensei um pouco mais sobre isso e aí eu conclui que isso deve realmente estar acontecendo com muito mais gente, deve estar acontecendo com muita gente, com muita gente que está empreendendo agora, que está criando, iniciando seus negócios como empreendedor digital. É comum, é comum. Isso deve estar acontecendo com muita gente que não deve ter orientação suficiente ou não deve conhecer tecnicamente soluções que possam ajudar a resolver isso.

Aí eu vi que eu posso ajudar muito nisso, eu posso ajudar muito nisso porque eu tenho experiência nessa área.

Eu faço isso pra mim. Pensei: Por que não ensinar aos outros a fazer isso também? Eu posso ensinar soluções de resiliência que eu uso nos meus próprios negócios. Eu posso ensinar a muita gente como sobreviver a essas crises, como administrar essas crises e o melhor como se prevenir pra que essas crises não os alcance, não os pegue.

Aí eu tomei uma decisão de começar a ajudar, iniciando por gravar uma série de vídeos, uma série de vídeos pra colocar no meu canal do Youtube que é o GANHAR PELA NET falando exatamente sobre essas situações, ensinando soluções relativamente simples pra lidar com situações ou se prevenir com relação a situações como essa. São situações, problemas técnicos que podem acontecer com qualquer um em potencial e que pode acabar com o negócio.

A gravidade desses problemas pode chegar ao ponto de acabar também com o sonho de um empreendedor digital em tocar o seu próprio negócio e viver disso.

O que você vai assistir nesse primeiro vídeo, é uma solução relativamente simples pra lidar exatamente com essa situação que eu descrevi pra você na historinha que eu contei no início.

Eu vou te ensinar como rapidamente conseguir ter um monitoramento ativo do seu ambiente, do seu site ou dos seus sites.

Vamos supor que você tenha o seu site rodando lá, sua página de captura como eu falei anteriormente e nas vésperas de um lançamento com você tendo investido muito dinheiro em tráfego pra trazer pra sua página de captura, o seu site caia.

O que vou te ensinar é como fazer pra ter um monitoramento ativo do seu site. Então significa que: Se o seu site estiver no ar e por algum motivo ele cair, no momento seguinte você vai receber um alerta no seu celular. Isso vai te permitir tomar todas as ações possíveis pra recuperar o teu ambiente e minimizar as consequências sobre o teu negócio.

Então vamos lá pro meu computador agora que eu vou te mostrar exatamente como faz isso.

Bom pra fazer a configuração, então do alerta eu fiz uma coisa: Eu criei um ambiente totalmente novo no WordPress a partir de um domínio que eu já tenho, na verdade eu criei um subdomínio pra fazer esse teste e nele eu instalei uma instalação completamente limpa do WordPress a partir do auto instalador do Hostigator que é provedor que eu uso pra fazer a hospedagem das minhas páginas.

Eu tive o cuidado de remover qualquer plug-in que veio automaticamente instalado nesse novo WordPress pra evitar que qualquer confusão visual, facilitar na verdade, o entendimento do que eu to fazendo aqui como demonstração.

Então vamos lá! Lembrando, além disso, eu criei uma conta nova no Gmail, uma conta totalmente nova, chamada: alertas.om4digital@gmail.com e é ela que eu vou usar na configuração desse alerta.

Então vamos lá! A primeira coisa que você vai ter que fazer é instalar o plug-in, Upload Plug-in.

Vocês vejam que o próprio WordPress traz alguns destaques de plug-in muito usuais que eu posso instalar, eu poderia fazer um upload de um arquivo Zip, do plug-in que eu tivesse baixado no site do plug-in, mas com o Jetpack que é um dos que aparece aqui no destaque, eu vou aproveitar e fazer a instalação a partir daqui mesmo.

Eu clico em Install Now. Veja que é muito rápida a instalação, ele já fez a instalação do pacote, a versão 382 que é a mais recente e eu vou fazer a ativação agora, clicando aqui.

Pronto, está instalado e ativado o pacote Jetpack aqui nesse ambiente no WordPress limpo que eu tinha. Ele é o único plug-in que está instalado. Eu preciso fazer uma conexão dele com o WordPress que é pra que ele possa fazer o monitoramento a partir do ambiente do WordPress.

Como é que eu vou fazer isso? Eu vou fazer aqui a ativação, conectando ao WordPress.

Ele abriu aqui o ambiente Jetpack no domínio do WordPress e eu tenho que fazer a conexão usando uma conta de e-mail, pra isso eu criei aquela conta nova de e-mail no Gmail. Eu não criei ainda uma conta específica pra aquela conta de e-mail, eu vou criar agora.

Então eu vou clicar aqui em: Need an account. Ele vai me abrir os campos pra colocar meus dados aqui.

Então aqui eu vou fazer o cadastramento, vou colocar meu e-mail, escolher username e uma senha.

Criou a conta, cai aqui. Acabei de receber a confirmação, então volto aqui e faço a associação com a nova conta que eu criei no WordPress.

Demora um pouco, pronto está ativado. Agora minha conta é Jetpack, dentro desse novo site WordPress. Está ativado pra monitoramento.

O que tenho que fazer agora, eu vou saltar tudo isso aqui e vou direto pro que me interessa.

My Jetpack, vocês vejam que aqui está confirmando que eu estou conectado a conta: alertas.om4digital que acabei de criar no WordPress, eu venho aqui em Settings e tenho essa gama de recursos que eu posso usar, mas eu não estou tratando disso nesse momento de nenhuma delas, eu vou tratar eventualmente algumas delas interessantes em outros vídeos, mas o que eu quero tratar nesse momento é o monitor que eu vou ativar agora.

Ativei o monitor, eu vou dar uma olhada na configuração.

Está aqui, ele fala exatamente sobre o que o monitor faz. Notificações estão ativadas. Ele me diz aqui o e-mail por qual ele vai me mandar os alertas que é o que eu configurei lá na conta do WordPress.

É pra cá que vai vir. Feito isso, eu vou partir agora pra configuração do alerta propriamente dito.

Aqui na conta do gmail é que eu vou criar o alerta e tem que ser aqui no computador na tela do Webmail pro Gmail. Eu coloco aqui nesse campo de pesquisa esse termo, exatamente assim, escrito dessa maneira, com as letras maiúsculas e tudo e por que que eu faço isso? Porque eu sei que todos os e-mails que Jetpack enviar no assunto ele tem esse termo e é com base nele que eu vou fazer uma filtragem pra que eu gere o alerta.

Eu clico aqui nas opções de pesquisa.

Vocês notem que ele já traz aqui o que eu coloquei lá em cima com o: Contém as palavras pra pesquisa em assunto.

E eu crio um filtro com essa pesquisa. O que eu vou fazer pra criar esse filtro é aplicar o marcador, a aplicação desse marcador é que vai me permitir fazer depois lá o alerta no smartphone. Vocês vão entender mais tarde.

Eu vou criar um novo marcador pra isso. Eu vou chamar de Jetpack Monitor, mas eu vou tirar os colchetes.

Criei o marcador. Vocês notem que ele apareceu aqui, então existe agora um novo marcador, que vai marcar tudo que chegar com esse termo no assunto, então todos os e-mails que o Jetpack enviar sobre quedas ou volta do meu site virão nesse termo, portanto será aplicado marcador que com base nisso que eu vou criar o alerta no meu smartphone que é o que vocês vão ouvir agora.

Bom, então agora vamos fazer o seguinte, eu estou na tela do meu smartphone que é um Asus, ele tem um recurso muito bom chamado Asus PC Link que me permite fazer a exibição na tela do meu computador da tela do smartphone e administrar tudo como se eu estivesse no próprio smartphone, eu uso, eu opero essa console como se fosse o próprio smartphone usando mouse e teclado. Isso é bom porque me permite fazer a gravação dessa demonstração que eu vou fazer agora.

O que eu vou fazer? Eu vou acessar o meu Gmail a partir do smartphone, eu vou acrescentar mais uma conta que é justamente a conta que eu estou usando nessa apresentação.

A conta é aquela que eu já mencionei pra vocês, concordo com os termos. Não preciso disso nesse momento.

Pronto! Ta aí a nova conta, vou selecionar ela. Selecionei ela como conta padrão. Se eu vier aqui na caixa de entrada já vou ver os e-mails que eu já tinha recebido. Volto aqui e agora o que eu tenho que fazer é entrar em configurações.

Eu vou configurar essa conta e nela o que eu tenho que fazer é basicamente duas coisas.

Eu tenho que ativar a notificação caso não esteja notificado e tenho que Gerenciar os Marcadores.

Vocês lembram que eu criei um marcador pra aquele trecho presente no assunto, que era justamente o alerta do monitor lá do Jetpack. Eu criei um marcador pra aquilo e é esse marcador que eu vou fazer uso agora, pra poder criar o alerta ativo que eu falei pra vocês.

Eu vou definir que eu vou fazer a sincronização das mensagens relacionadas ao alerta Jetpack.

Marquei tudo, agora eu volto aqui e aí eu vou selecionar notificação de marcadores.

O que isso vai fazer? Vai fazer com que cada vez que eu receber, no smartphone, um e-mail relacionado àquele marcador que eu configurei anteriormente com vocês, o smartphone me dê uma notificação.

Eu vou poder escolher inclusive, qual é o som que eu quero ouvir, e eu acho uma boa ideia selecionar um toque diferente pra isso. Qual o som que eu quero ouvir quando chegar um e-mail dessa natureza. Se eu escolher um som específico pra isso, mesmo que eu não esteja olhando, sempre que eu ouvir aquele som eu sei que o site caiu, aí eu vou ter como dar atenção adequada pra aquilo.

Eu tenho aqui um App que eu instalei que é um Explorer pro sistema de arquivo do meu smartphone que é Android, por isso que isso apareceu aqui, mas eu vou usar o armazenamento de mídia como aplicativo pra completar a ação de explorar lá os sons que eu quero usar.

Então aqui estão os toques dentro dos quais posso escolher um pra fazer o alerta soar toda vez que chegar um e-mail daquele e eu vou tentar escolher um legal aqui que seja diferente e que me dê noção na hora de que se trata do site caindo quando eu receber.

Vamos ver, vamos escolher um. Eu acho que esse tá bom, é um som diferente do que eu uso habitualmente e ele vai me dar a ideia exata do que está acontecendo. Vou manter esse. Podia pedir pra vibrar também, não vou pedir. Eu não preciso que ele vibre e basicamente está feito a configuração.

Agora eu volto lá. Então agora eu vou testar um envio de um e-mail, vou simular um e-mail sendo enviado, contendo justamente no assunto aquele termo que eu defini pro alerta.

Acabei de enviar, vamos esperar ele receber. Acabou de receber e vocês ouviram o alerta. Esse alerta ele vai ficar ativo, a qualquer momento que você receba o e-mail, ele vai te alertar dizendo pelo som pra você que o seu site caiu.

Vou fazer um outro teste, sem o e-mail aberto, só pra que você veja como funciona.

Vou fazer um outro envio. Enviei, vou esperar chegar. Acabou de chegar e como vocês viram independente do client de e-mail do Gmail estar aberto na tela do smartphone o alerta foi dado, e eu recebo esse alerta e pelo som eu já sei do que se trata e tomo as minhas providências.

É isso. Eu espero que isso ajude bastante a vocês como ajuda a mim a controlar o ambiente pra que a gente não corra riscos desnecessários e até o próximo vídeo.

Bom, gostou do vídeo? Eu queria convidar você agora a se inscrever no meu canal.

Você está assistindo através do Youtube? Aqui embaixo tem um botão de inscrição, você se inscreve no meu canal e você me acompanha. Você vai estar a par de todos os vídeos dessa série que eu vou publicar daqui a algum tempo e você vai ver que tem coisa que pode te ajudar bastante. Essa é a minha intenção.

Se você não está assistindo através do Youtube, está assistindo por qualquer outro meio, eu devo ter deixado um link em algum lugar aí em volta, pra te facilitar fazer sua inscrição.

Não deixa de assistir. Eu quero também que você me diga o que que você achou. Coloque as suas dúvidas, faça perguntas, fale sobre algo que você quer saber mais.

Comenta. Se você gostou curte o vídeo, isso vai me ajudar. Vai me ajudar saber que caminho eu devo tomar e se você puder, compartilhe. Isso vai ser útil pra muita gente.

Um abraço e até o próximo vídeo.